18.1.07

Marti ou Martí?

Essa discussão durou algum tempo. Mais precisamente, desde que decidimos que o nome dele seria Marti, até o dia em que o registramos como Martí.
Eu achava que o acento era desnecessário, mas foi difícil encontrar alguém que concordasse comigo, não por causa da maldita regra gramatical, que mais parece excessão, mas porque ninguém, nem mesmo os professores dele seriam capazes de ler o seu nome corretamente...
Eu até fiquei pensando que ele ia tirar a maior onda explicando: "Professor, o meu nome não tem acento porque é uma oxítona terminada em "i"... Mas não teve jeito não. Argumentaram que até Jose Martí tinha acento e que não devíamos economizar intenções justo com o nosso filho.
Sendo assim, contra o bom português, nosso filho foge a regra. Martí, para que não o chamem de Marte, por favor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Julio e Coraci! Ai, fiquei tao emocionada em ver o filho de vcs e ler todos estes textos lindos... Por um momento me senti em outro lugar, talvez ai no Brasil... Desculpem por nao ter escrito antes, eu ja sabia do nascimento do Marti, mas estou aqui nesta loucura, ta muito dificil tudo, mas estamos resistindo, a vida è assim, se queremos construir algo. Mas estamos bem. Espero que Marti lhes traga muita cor, perfume, amor, alegria, descoberta, força, paz e tudo o que mais vcs merecem! E vcs fizeram um video do casamento de vcs? Ai, porque nao colocam aqui? O nosso è lindo, lindo, nunca vou esquecer a força que nos deram e a alegria de ve-lo pela primeira vez. Beijos grandes... E nossa casinha ta aberta a vcs, quando resolverem fazer uma visitinha aqui por estes lados!